"O milagre da vida chama-se amor." Joanna de Ângelis

"O milagre da vida chama-se amor." Joanna de Ângelis
"O milagre da vida chama-se amor." Joanna de Ângelis

Amigos visitantes, sejam todos bem vindos !

Caro amigo visitante, é um prazer receber sua visita em nosso blogger ! Gostariamos muito que voce se tornasse um membro de nossa equipe. Assim voce poderá nos ajudar a divulgar nossa página e estará colaborando na divulgação da Doutrina Espírita !
Não temos nenhum outro tipo de enteresse na elaboração desse blogger, a não ser, na divulgação da Doutrina Espírita.
Quando voce se inscrever voce poderá convidar seus amigos do Orkut,MSN e outros , para participar do nosso time !
Vamos colaborar na divulgação da Doutrina Espírita !!!







A maior caridade com a Doutrina Espírita, é a sua divulgação” (Emmanuel)



Dr. Bezerra de Menezes, o apóstolo brasileiro, exemplo de amor e dedicação aos brasileiros

Dr. Bezerra de Menezes, o apóstolo brasileiro, exemplo de amor e dedicação aos brasileiros
Dr. Bezerra de Menezes, o apóstolo brasileiro, exemplo de amor e dedicação aos brasileiros,o Amigo de todas as horas

sábado, 9 de abril de 2011

O “Instituto” Família

“O Lar é instituição essencialmente Divina, em que se deve viver dentro de suas portas, com o coração e com a alma”
(André Luiz)

Observando a trajetória da humanidade, aprendemos a admirar e a respeitar os grandes Vultos que tiveram seus nomes perpetuados na história, por terem entregues suas vidas no devotamento total, em favor do próximo.
Eles são por nós, muito admirados, nós por eles, muitas vezes por sua missão, nos emocionamos por demais e às vezes nos pegamos em pensamentos de comparação entre nós e eles, perguntando-nos, quando nós teremos o desprendimento, como o de Espíritos tão abençoados, que são capazes de abrir mão de suas próprias vidas em favor dos “mais necessitados”?
O que não podemos nos esquecer jamais, é que nossa evolução, não dá saltos, precisamos buscar a cada instante de nossa existência a aproveitar o máximo e o melhor possível o que Deus está nos entregando em nossas mãos, o que Ele está colocando para que possamos cuidar, o que temos hoje sob nossa responsabilidade, seja de que tamanho ou intensidade for, se temos uma pequena missão, ou a que pareça ser pequena aos olhos do mundo, ela é exatamente do tamanho que tem que ser para que nós possamos sair vitoriosos no final desta etapa.
Não podemos esquecer que essas venerandas entidades que trabalham em prol da humanidade, não obtiveram as grandes oportunidades de trabalho de hora para outra, mas que suas responsabilidades foram crescendo conforme também cresceram os seus sacrifícios para deixar ás margens de seus caminhos os elos que os prendiam a tudo que os bloqueavam para a conquista do Amor incondicional àqueles que estavam em seu lado na estrada da vida.
A grande conquista dos valores verdadeiramente reais deve primeiro começar dentro de nosso próprio Lar, se temos que “ganhar” o Mundo, que comecemos essa luta no interior de nosso Santo Lar, não nos esquecendo nunca de que a ascensão deve ser promovida de forma coletiva, trabalhando sempre uns em favor dos outros.

“... Lembrái-vos de que tendes a cumprir, durante vossa prova na Terra, uma missão que não suspeitais, seja em vos devotando ás vossas famílias, seja cumprindo os diversos deveres que Deus os confiou...”
(Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. V, Item 25)

Lamentavelmente em muitas circunstancias, não observamos quando os aspectos materiais passam a ter mais importância para nós dentro de nossos lares, do que aqueles que estão junto conosco em nossa caminha, deixamos nos levar pelos entretenimentos, muitas vezes fúteis, e adiamos momentos preciosos de auxilio a irmãos que sofrem bem ao nosso lado e às vezes nós nem percebemos isso.
O mundo padece com a depressão, com milhões de pacientes, estes que em muitos casos, iniciam com a patologia dentro de casa, sem serem percebidos por seus próprios companheiros, conseqüência do individualismo, que infelizmente, vem sendo praticado em muitas casas, fruto da falta de união, causada pelo descaso ás Leis do Amor.
O apoio tão esperado por aqueles que estão bem ao nosso lado, eles vão encontrar nos consultórios médicos, de psiquiatras, terapeutas, na busca por respostas que podem fazê-los se reencontrarem com uma vida mais equilibrada, mais tranqüila. Isso quando esses nossos irmãos, que na realidade estão passando por um processo de depressão, não vão de encontro ás drogas, ao álcool, para tentarem tapar esse “abismo” que elas sentem que possuem dentro de si.

“O Lar não é somente morada dos corpos, mas, acima de tudo, a residência das almas”
(André Luiz)

Para contribuirmos efetivamente para que nosso Planeta alcance grande êxito em sua tão necessária transição, trazendo benefícios magnificamente grandes para nós, é primordial que essa contribuição se inicie com aqueles os quais contraímos débitos no pretérito, e que foram colocados, graças a Misericórdia de Deus, debaixo do mesmo teto em que vivemos, para que dividas sejam pagas, contas sejam acertadas e oportunidades de auxilio sirvam para a união de corações que outrora foram agredidos e dilacerados pela magoa, pela inveja, pelo ciúmes, e agora voltam juntos não só para o devido perdão, mas para aprenderem a Amar verdadeiramente como irmãos, filhos do mesmo Pai, que todos nós somos.

“No Lar temos o nosso mais valioso curso de abnegação e fraternidade e quando praticarmos o ensinamento do amor puro, com quem nos partilha a mesa e se entrelaça conosco através do calor do mesmo sangue, então estaremos habilitados para seguir com Jesus no apostolado do bem á humanidade inteira
(Espírito: Nem Lúcio)

A busca pelo equilíbrio físico e espiritual dos pais ou responsáveis, para que “seus” filhos possam ser bem assistidos em todos os aspectos, deve ser uma constante nas vidas daqueles que aceitaram essa santa missão de formar um Lar na Terra, para receber aqueles com os quais se firmaram os mais sagrados compromissos de ajustes, mesmo antes de vir á viagem no corpo material.

"Quando o Evangelho penetra o Lar, o coração abre mais facilmente a porta ao Mestre Divino".
Emanuel (Jesus no Lar, pelo Esp. Neto Lúcio).

Ninguém pode dar o que não se tem, no estudo do Evangelho, principalmente dentro de nossa casa, podemos nutrir de energias salutares que irão nos auxiliar muito em nossa batalha, é preciso ajuntar forças e muito sacrifício para abrirmos mão de tudo que é efêmero em prol do bem estar físico e espiritual nosso e daqueles que amamos.
O sacrifício para o nosso equilíbrio vai com certeza se espelhar em nossos filhos, pois não podemos jamais nos esquecer de que “uma palavra pode até convencer, mas um exemplo arrasta.”

“A melhor escola ainda é o Lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto família pode educar. É por essa razão que a Universidade pode fazer o cidadão, mas somente o Lar pode edificar o homem.
(Emmanuel)
                                                                                                                      Sérgio Aparecido Alvim



Nenhum comentário:

Postar um comentário